-
Culpabilização e Alienação Espiritual
Hoje terminamos esta série de textos decorrentes de uma pesquisa aprofundada sobre culpabilização e alienação espiritual. Podes ler os textos anteriores: 1º: Culpabilização nos movimentos religiosos e terapêuticos alternativos 2º: O que é empoderar e como podemos efectivamente ajudar? Sinais de alienação espiritual Alguns sinais de alienação espiritual estão presentes em frases que induzem as seguintes ideias: “És tu que crias a tua própria realidade.” “Ninguém te pode magoar sem o teu consentimento.” “Tudo acontece por uma razão.” “Essa doença está a afectar-te porque ainda tens mágoas contra pessoas que abusaram de ti” “Não tiveste fé suficiente para manifestar a vida que desejas” Algumas das formas sugeridas pela comunidade Betrayal Trauma Recovery…
-
O que é empoderar e como podemos efectivamente ajudar?
Este texto sobre o que é empoderar vem em seguimento do artigo anterior (“Culpabilização nos movimentos religiosos e terapêuticos alternativos“). Falando sobre o que é empoderamento e como podemos realmente ajudar Seja sob a forma de apoio emocional, seja através de estratégias práticas concretas, empoderar alguém significa ajudar a pessoa a aceitar a ideia de que determinado problema existe sim, mas que isso não significa ter de carregar o seu peso sobre os ombros e, no seguimento disso, dar poder de decisão e autonomia. Um dos problemas de algumas terapias new age é que as coisas acabam por ser uma pescadinha de rabo na boca. Por exemplo: Ora tens problema…
-
Culpabilização nos movimentos religiosos e terapêuticos alternativos
Para falar do tema da culpabilização presente em alguns movimentos religiosos e terapêuticos alternativos, partimos da premissa que “No coração de todas as grandes tradições espirituais está o humilde reconhecimento de que existem forças no universo que são mais poderosas do que nós”. A citação é do autor John Amodeo, num artigo para a Psychology Today, no qual ele diz também: “Um ponto de vista popular em algumas comunidades espirituais e da Nova Era é que somos responsáveis por tudo o que nos acontece. Quando algo dá errado, somos instruídos a nos perguntar: “Como eu criei isso?” Um dos membro da comunidade Betrayal Trauma Recovery fundada por Anne Blythe para apoiar…
-
Somos Todos Diferentes – Individualidade no Cuidar
Defendo um Cuidar dirigido à individualidade de cada um Como enfermeira trabalho de perto com dor. Trago as aprendizagens da enfermagem para as terapias alternativas, e vice-versa, sempre que faz sentido. Se há algo que sei é que por mais que os nossos problemas (ou dores) possam parecer idênticos, cada um de nós é único e vive os processos à sua maneira. Somos diferentes na dor física e emocional Num mesmo turno posso encontrar uma pessoa que diz não precisar de tomar medicação porque não tem tanta dor assim, outra que gosta de tomar os analgésicos à hora certa porque se ultrapassar esse período começa a sentir mais dores, e…